Como tudo começou

Tudo começou com a preocupação de alguns voluntários e profissionais de saúde da Fundação Beneficência Hospital de Cirurgia, com a qualidade de atendimento aos pacientes carentes, portadores de câncer e o crescente número de necessitados em nosso estado, que não possuem condições para viabilizar o tratamento oncológico, por carências sociais e econômicas. Essa foi a semente germinadora, que em 21 de novembro de 1996, aconteceu a fundação da ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA ONCOLOGIA - AMO. Desde então, a nossa luta tem sido mantê-la viva, nutrindo-a com ações constantes de esperança, solidariedade, trabalho e amor ao próximo.

História da AMO

Em Sergipe durante muitos anos houve apenas um Centro de Oncologia, que atendia as pessoas com câncer que moravam no estado e também nos estados vizinhos da Bahia e Alagoas.  E em 1996 foi criado o Centro de Oncologia Dr. Osvaldo Leite, no Hospital Governador João Alves Filho.
Desta forma, o grupo de voluntários que trabalhava na assistência aos pacientes com câncer que existia no Hospital de Cirurgia foi convidado a prestar assistência ao novo Centro pelos relevantes  e reconhecidos serviços  desenvolvidos até então.
Contudo, a saída deste grupo gerou uma nova necessidade; qual grupo daria apoio ao Hospital de Cirurgia na área dos pacientes com câncer?
O  Coordenador do Centro de Oncologia do Hospital de Cirurgia, Dr. Márcio César Botelho do Nascimento(INCA, cedido para o Serviço) juntamente com a assistente social do referido centro.  Convidando o grupo de voluntários que dava assistência ao Setor de Pediatria e do Setor Masculino e Feminino para trabalhar em apoio ao Centro, estendendo sua assistência a todas as pessoas portadoras de câncer sem restrição de idade.
Então, após  quatro reuniões foi fundada a nova associação em apoio aos pacientes com câncer que estavam em tratamento no Hospital de Cirurgia com o nome de AMO, no dia 21 de novembro de 1996 na sala de Quimioterapia.


 

  • AMO - Associação dos Amigos da Oncologia
    Rua Permínio de Souza, 270 - Cirurgia
    CEp.: 49055-530 Telefone: (79) 2107-0077